sábado, 21 de abril de 2007

Acesso livre ao Conhecimento

O acesso livre ao conhecimento tem como principal objectivo a disponibilização na Internet através de arquivos e repositórios institucionais de literatura académica e científica, dando a possibilidade a qualquer utilizador de pesquisar, ler, descarregar, imprimir, copiar, distribuir e referenciar o texto integral dos documentos.
Favorece o aumento do impacto do trabalho desenvolvido por investigadores e instituições, contribuindo para um controlo académico sobre a publicação mais eficaz, favorecendo o sistema de comunicação científico, aumentando a competição e reduzindo o monopólio das revistas científicas dos editores comerciais.
De facto, apresenta uma série de vantagens relativamente à tradicional cadeia de publicações científicas, que constituem um obstáculo no acesso ao conhecimento para muitas instituições e utilizadores devido ao preço proibitivo que muitas vezes apresentam.
Difundam o acesso livre ao conhecimento.

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Fracas competências em TIC???

Segundo um estudo divulgado pelo Eurostat em 27-03-2007, com dados referentes a 2006, Portugal posiciona-se em 7º lugar entre os países da União Europeia em termos de competências na utilização de computadores, considerando jovens entre os 16 e 24 anos.

Notícia em formato integral em: "Plano Tecnológico"

C.T.D.I.

C.T.D.I.
Conhecem? Já ouviram falar?
Pensam que é um modelo da Opel?

Errado!

Informação 2.0

Porquê informação 2.0?
Ao longo dos 5 anos de curso aprendi que um profissional de informação tem como principal missão tratar informação. Ou seja, viemos ao mundo para disponibilizar e facilitar o acesso a conteúdo.
No entanto, o mundo da informação tem evoluido bastante e para além de facilitadores de meios, passamos a ser produtores de conteúdo. Está na altura de acordarmos e vermos o que se passa à nossa volta.
Será que os profissionais da informação nao tem nada a dizer? Estaremos condenados a dar voz a outros e a silenciar a nossa voz?
Vivemos num mundo de conteúdos, onde o conhecimento é feito de partilha e interacção, onde a construção de ideias passa pela disseminação das mesmas, de uma forma activa e interactiva.
Agora, temos a oportunidade de mostrar o que pensamos, o que somos, os nossos projectos, as nossas ideias. Temos a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de alguma coisa, nem que seja apenas para desenvolvimento pessoal, porque nao tenham dúvidas que o conhecimento nasce da partilha.
Por isso participem, troquem informação, construam informação, divulguem os vossos projectos, as vossas ideias!

Por tudo isto, informação 2.0.
View Sérgio Ferreira"s profile on LinkedIn